martes, 25 de marzo de 2014

Flora Brasileira




A flora brasileira é reconhecida como uma das mais importantes do mundo. São mais de 55 mil plantas, a maior variedade de espécies de palmeiras e orquídeas. Toda esta riqueza está catalogada na Lista de Espécies da Flora do Brasil 2011.
A biodiversidade representa um dos maiores tesouros brasileiros. Existem no Brasil diversos ecossistemas como, por exemplo, Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal, entre outros. Cada um deles possui um conjunto de espécies vegetais, ou seja, uma flora específica, adaptada às condições ambientais da região.
O Brasil possui a flora mais diversa do mundo, com mais de 55 mil espécies de plantas ou 22% do total mundial. Também encontra-se no País a maior riqueza de espécies de palmeiras (390 espécies) e de orquídeas (2.300), além de algas, gimnospermas (como o pinheiro), pteridófitas (samambaias) e briófitas (musgos).
A flora é um recurso de enorme valor para os organismos vivos e o homem pode fazer uso desta riqueza de diversas maneiras: na alimentação, medicina, vestuário, habitação e atividade industrial.
Uma das principais atividades econômicas no Brasil é o extrativismo vegetal. A madeira, por exemplo, é usada em construções, na carpintaria e na fabricação de instrumentos musicais. Da celulose sai o papel, e da fibra extraída de diversas plantas é feito artesanato e tecidos.
No Brasil, há milhares de espécies vegetais nativas ainda não estudadas. Muitas delas encontram-se em fase de extinção; outras, já foram extintas antes de serem conhecidas cientificamente.
Na lista são reconhecidas 42.730 espécies para a flora brasileira, sendo 4.409 de Fungos, 4.057 de Algas, 1.521 de Briófitas, 1.196 de Pteridófitas, 26 de Gimnospermas e 31.521 de Angiospermas.


No hay comentarios:

Publicar un comentario